sábado, 16 de fevereiro de 2013

Os media e a sua Linguagem Abusiva!

A Política no nosso dia a dia faz com que o homem racional ou irracionalmente se envolva, independentemente da matéria em discussão Ninguém se livra de ter uma opinião ou crítica que por sua vez pode ser publica ou oculta à sociedade.... Alguns tornam-se fanáticos, outros radicais e outros mais moderados no entanto existe um compromisso cívico-político que é a política do respeito cívico e humano que abriga  e protege a disciplina, seriedade, respeito, ética honra e moral. Acima de tudo há que ser racional pois vivemos numa sociedade a que chamamos Civilização.

Em Timor, falo no meu País,  porque é o meu País que me importa falar pois é o País que represento e é com o meu País que me Identifico, é comum debater e aprofundar um assunto quando é identificada uma certa "crise" na sociedade que por sua vez leva a uma certa tensão de todos os participantes, sejam eles os ditos "politicos" profissionais ou não.

Qual a designação que melhor define a  Cidadania no mundo Politico?, será , um conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive? será que a cidadania envolve um conjunto de valores sociais que determinam o conjunto de deveres e direitos de um cidadão? Como cidadão, automaticamente tenho direitos e deveres. Direito a uma Opinão Publica mas também Dever e Respeito perante a Sociedade, apesar de Aristoteles afirmar, "O Homem é uma animal Politico" ha que saber interpretar de uma forma pragmatica esta afirmação, pois o Homem é um "animal" mas um animal Racional e não Irracional embora por vezes aja irracionalmente , no seu consciente tem noção dos seus Actos perante a Sociedade o que faz com que cumpra tambem os seus Deveres Civicos.

O ser Humano tem as suas fraquezas, e por sua vez as suas atitudes tornam-se mais emocionais, ha quem diga  "atitudes fanaticas ou radicais"  é aceitavel quando a sua envolvencia é obstante ou não predominante para a opinião publica. 

Existem alguns Blogs neste espaço virtual que se fazem passar por "media" em que o objectivo é a transmissão de informação/noticia para o publico afirmando defender os interesses e os direitos da cidadania timorense mas que contraditoriamente utilizam os seus meios de comunicação de uma forma abusiva com uma linguagem menos propria e ilustrações inaplaudiveis criando assim uma imagem inapropriada e provocadora para quem os visita. Sendo eles os "ditos" agentes noticiosos não cumprem de todo o principio basico e fundamental da neutralidade e imparcialidade. Creio não ser necessário mencionar o nome destas entidades uma vez que é visivel a sua performance na rede social e outros.

Como é habitual sempre que possivel acompanho as informações de Timor atraves dos sites de noticias e atraves dos Blogs de informação existente que são diariamente partilhados atraves das redes sociais, (pois parto do principio que a leitura tambem é uma forma auto-instruir), sempre reparei neste tipo de "politicagem" utilizada por estes meios de comunicação e por estas proprias identidades. 

No entanto, hoje, não pude ser indiferente ao deparar com um Titulo verbalmente Insultante nos seus comentarios  de uma publicação. Resolvi deixar uma pequena observação em que resumidamente salientei; ("Como é possivel utilizarem este tipo de expressões?"), dizendo eles que são agentes noticiosos de referencia - Timor Leste! Em resposta recebi uma chuva de Insultos e Palavrões que estavam de todo fora do contexto... O que me fez Questionar e Pensar que de facto se um dia acreditei que "estes"  ditos "media" eram dignos, enganei-me redondamente. (a publicação ja não existe pois foi apagada pelos proprios).

Hoje vivemos num regime democrático que é também constituido pela protecção dos direitos individuais, que consagram a liberdade e a igualdade de todos, e que inclui o direito à opinião publica, direito à critica, direito ao respeito mutuo e direito à privacidade. Ha que dar ênfase para a necessidade de equilibrar não so os direitos e deveres mas tambem a linguagem que contenha um vocabulário mais próximo da lógica do dever e de práticas virtuosas de relevância pública compatível com os valores e objectivos de uma sociedade democrática e independente.

Timor-Leste, neste momento, sendo um País em vias de desenvolvimento, necessita de informações concisas e de carácter educativo, objectivo e constructivo que alimente a capacidade intelectual da juventude em especial, uma vez que nas suas mãos está o Futuro de uma Nação

Ainda assim acredito que este regime é adoptado, se não por todos pelo menos pela maioria. Há quem diga, Somos o que Falamos, e eu Subscrevo!

Ai, Timor Hau Nia Rain Doben Furak, se la'os Ita Rasik ma'ak tau matan ba O, Se tan?
(Timor Meu Amor, se não formos nos a olhar por ti, quem sera?)


Dalia Kiakilir Agostinho
Oxford, 16 de Fevereiro de 2013

ReferenciasCidadania, Liberdade e Responsabilidade Cívica

Artigos Relacionados:
Dalia Kiakilir : Politica Iha Hau Nia Moris!
Celso Oliveira: Ameasa Foun Iha Timor Leste Maka "Funu Informasaun"
Agio Pereira: Meios de comunicação social enganam-se a respeito da questão dos gangs e da segurança
STL - Suara Timor Loro SaePresiza Matan Kroat Ba “Buatus Deskonstruktivu”
FH - Forum Haksesuk: FORUM-HAKSESUK RESPONDE AO SEMANÁRIO SOL


Sem comentários:

Enviar um comentário