sexta-feira, 3 de março de 2017

Se a liberdade de expressã é desculpa, Eu sou contra a liberdade de expressão!

Publicação de fadista João Braga gera Polémica:
"Agora basta ser-se preto ou gay para ganhar Oscars"

A liberdade de expressão é um direito que todos defendem e todos julgam poder ter sem fronteiras. O que significa isso? Será  que significa que vale podermos opinar ou falar em voz alta tudo o que pensamos? Será que não há um outro direito que a tal liberdade de expressão possa violar? E o direito à liberdade e ao respeito e à dignidade das pessoas como humanos? Será que a liberdade de expressão desculpa a descriminação? 

Se a liberdade de expressão permite a liberdade de dar opiniões ofensivas e discriminatórias de todo o tipo, sejam elas misóginas, racistas, homofóbicas, transfóbicas, xenofóbicas, ou o que quer que seja, então, Eu sou contra a liberdade de expressão.

Eles defendem a liberdade de expressão, ou desculpam a falta de ética?

Na minha humilde opinião, a liberdade de expressão não confere o direito a um indivíduo de promover a intolerância, o medo a violência, o racismo, a intimidação o ódio e a opressão. 

A lei é clara. A vida numa sociedade civil é regulada por leis que defende direitos mas também os deveres de cada individuo. E a democracia. O que é a democracia? Julgo eu que a democracia permite a liberdade de expressão mas também defende a igualdade, a liberdade de escolha, a privacidade e o respeito mútuo.

No entanto, a questão é o respeito e a educação, que muito dificilmente alguem controla ou aplica numa situação difícil,. Mesmo assim, compreende-se se de facto é essa a situação, mas se o acto for propositado, apenas para satisfação própria ou por piada então de facto a pessoa tem de se consciencializar de que a sua própria atitude vai gerar confrontos, polémica. E defender-se com a Liberdade de Expressão é triste embora plausível?!?!?

Parabéns Sr. João Braga que falou em voz alta o que pensava e assim revelou a sua pessoa.

Assim fica a minha opinião quanto a este assunto, porque a liberdade de expressão me permite. 

VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO 

Dalia Kiakilir
Timorense, 
Estudante de Ciências Sociais
City Of Oxford College
Oxford, 03 de Março 2017

Sem comentários:

Enviar um comentário