Impasse Politico em Timor-Leste, Sintese
Em vespera de celebração de 18 anos da Restauração da Independencia Timor-Leste assiste em directo nas redes sociais confrontos de conduta desprezíveis na casa do Povo, Parlamento Nacional.
Do lado da CNRT acusações de tentativa de assalto de poder do outro lado acusações de que estão a tentar impedir algo que esta regimentado.
Os confrontos começaram quando os dois Vices Presidentes Angelina Sarmento PLP e Luis Roberto KHUNTO tentaram dirigir-se para a zona da mesa do parlamento. Tendo deputados da CNRT bloqueado o acesso à mesa do Presidente do Parlamento.
A vice Presidente do Parlamento Angelina Sarmento considera que esta acção viola o funcionamento normal das suas funções em dirigir a plenaria ao abrigo artigo 23 da Constituição da RDTL "competencias dos vices presidentes"
Presidente do Parlamento Nacional Arão Noé declara Ilegal as acções da nova maioria em dirigir a plenaria para a votação da sua destituição pois ao abrigo do artigo 86 alignea F da Constituição da RDTL o Presidente da Republica deve Dissolver o Parlamento em caso de Grave crise institucional que não permita a formação do Governo ou a aprovação do Orçamento Geral do Estado por um periodo de 60 dias. E este prazo ja foi ultrapassado.
A situação politica em Timor mostra não haver ordem, o VIII GOVERNO constitucionalmente ja nao existe. E o Parlamento ja nao funciona. Contam-se 3 semanas consecutivas que o Parlamento esta sem Plenaria.
O Presidente da Republica Lu-Olo não se pronuncia. A sociedade civil apela a sua intervenção para que se possa dar fim ao Impasse.
O ex Presidente da Republica Jose Ramos Horta lamenta os acontecimentos, manifesta-se com muita tristeza e considera que num momento como o actual, o Presidente da Republica deve ter um papel mediador para garantir o bom funcionamento das Instituições. "Sem dúvida, é sempre o papel do Presidente da República de tentar mediar, se tiver para isso autoridade moral, credibilidade para o fazer. Está explícito na constituição o seu papel de zelar pelo bom funcionamento das instituições democráticas e para isso tem várias vias, uma delas é a mediação” em declarações à LUSA.
Em suma mesmo com os protestos, foi forçadamente feita duas votações em segredo para a destituição de Arão Noé e eleição de Aniceto Guterres (FRETILIN) como novo Presidente do Parlamento que por fim anunciados os resultados pela Vice Presidente Angelina Sarmento atravez de um sistema de som Particular pois sem agenda legalmente aprovada o Parlamento Nacional não acedeu ao sistema de som habitual.
Lamentavelmente o Impasse Politico em Timor-Leste continua, o Presidente da Republica não se pronuncia. Legitimidade, Legalidade, Assalto de Poder, Golpe de Estado são os GRITOS que se ouvem mais pelos representantes do Povo.
Opinião pessoal
Timor-Leste celebra este ano 18 anos da Restauração da Independencia com incertezas. Restauração declarada a 20 de Maio de 2002 após quase 3 decadas da ocupação da Indonesia.
18 anos é como a data da maioridade na vida de um jovem. Durante 18 anos Timor aprendeu a crescer, progredir e caminhar com o seu povo.
INSULTOS e REPUGNANCIA foram as reacções mais manifestadas em directo nas redes sociais atravez da transmissão da LUSA do acontecimento no parlamento nestes ultimos dois dias. Considero triste esta actuação dos nossos matriarcas e pergunto se é este o exemplo que querem passar à nova geração e ao mundo?
Fazendo valer o lema da lenda do avô crocodilo O sentimento de Amor deve continuar forte no peito porque quem ama, cuida. E o povo precisa de sentir esse Amor vindo dos nossos lideres.
Mesmo que seja triste a actualidade de Timor devido ao impasse politico, quero apenas dizer aos meus irmãos timorenses, força e coragem. Continuem a reunir suas proprias forças para ajudar uns aos outros devido ao grande impacto que o Estado de Emergencia esta a ter aos que têm mais dificuldades e não têm fontes de rendimento com obras de Caridade.
É triste mas a realidade de Timor.
Somos um país hoje Livre e Independente, vamos continuar a trabalhar e lutar positivamente para um futuro melhor!
Feliz dia 20 de Maio!
Dalia Kiakilir
Oxford 19 de Maio 2020
Dalia Kiakilir
Oxford 19 de Maio 2020
Sem comentários:
Enviar um comentário