.
Subscribe to my channel Youtube.com/user/DaLiaMuzic
TAMA LIU MAI BAINAKA SIRA, BEM VINDO E OBRIGADA PELA VISITA!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Vitória sem Arrogância, Derrota sem Violência?


REACÇÕES
Coligação do Partido CNRT , PD e FRENTE MUDANÇA

Após o resultado das Eleições Legislativas em que o Partido CNRT de Xanana Gusmão vence não obtendo a maioria dos votos, no dia 15 de Julho no Centro de Convenções de Dili na Conferencia Nacional P-CNRT, Xanana Gusmão comunicou após concordância dos conferencistas que para a formação do V Governo Constitucional a CNRT convida os Partidos PD – Partido Democrático e FM – Frente Mudança, deixando a Fretilin como partido de Oposição. Pela primeira vez na história de Timor Leste a Fretilin liderada por Mari Alkatiri perde em Eleições Legislativas (com uma diferença mínima de votos perante o partido CNRT).

Após a divulgação da decisão unânime do CNRT, (segundo informação dos média) houve provocações e confrontos em alguns distritos em Timor Leste entre indivíduos de momento não identificados. Não obstante da realidade do momento em Timor, é de todo perceptível o motivo da reacção do público após ter conhecimento da decisão do partido vencedor destas legislativas. As emoções dominaram a razão e estas resultaram em acções pouco favoraveis para o povo. Durante a fase de espera, conforme a opinião publica de nós Timorenses dentro e fora do país (as mais ouvidas nas redes sociais) foram, a coligação entre os partidos de maior votação, CNRT e FRETILIN defendendo assim uma maior estabilidade e melhor governação no País, pois conforme os resultados, os dois partidos obtiveram (36.66% CNRT) e (29.87% Fretilin) total de  66.53% prefazendo a maioria dos votos  e ocupando assim um total de 55 lugares no Parlamento num universo de 65.

“Vitória sem arrogância, Derrota sem violência” esteve em destaque também durante o período de espera numa expectativa de que o ambiente fosse tranquilo e pacífico, antes, durante e após estas Legislativas, no entanto a realidade mostra-nos um cenário diferente dentro do território não sabendo ao certo (segundo os média) a fonte das provocações.

A informação proveniente da TVTL e de outras fontes refere que sim, “Estes distúrbios, nomeadamente nos distritos de Dili. Viqueque e Baucau surgiram logo após a comunicação de que o CNRT havia rejeitado a proposta de coligação por parte do partido da FRETILIN”, visto isto (está identificado o motivo mas ainda não identificados os causadores «simpatizantes de que partidos é que as incentivaram»), neste momento, Tolerância Zero por parte da PNTL.

É necessário, prioritário e urgente que os nossos líderes se reunam e abordem o que está a acontecer, é necessário que alguém dê um passo em frente e que fale ao Povo, a nosso vêr, é necessário mais uma vez que “eles”, Xanana Gusmão, Mari Alkatiri, Fernando LaSama e Jose Luis Guterres apelem à calma, entendimento, e união salientando os beneficios que são “A saúde e bem estar de uma Nação", pois qualquer que seja a formação do V Governo Constitucional, todos trabalharão para um só objectivo e juntos reunirão esforços para contribuir para a evolução e desenvolvimento do País. Obrigada ao nosso Presidente da República Taur Matan Ruak pela sua conferencia de imprensa hoje em Dili e pelo apelo à união e calma.

Timor, como um País livre e democrático mostra ao mundo que a democracia funciona, é respeitada a decisão do povo, e são respeitadas as regras de democracia, na existência de um Governo, existe uma Oposição, logo, um dos papéis principais da oposição é controlar as acções do Governo.

Por aqui, esperamos que a situação nestes distritos se apazigue, que aja alguma voz por parte dos nossos líderes quanto a estes últimos acontecimentos e esperamos a confirmação e aceitação por parte do Tribunal de Recursos e publicação no Jornal da República  quanto à proposta de coligação do partido CNRT com os partidos PD (Partido Democratico) e FM (Frente Mudança) sendo que a formação do V Governo Constitucional sera anunciada pelo Presidente da Republica de Timor Leste Taur Matan Ruak.

Que as promessas durante a campanha eleitoral sejam cumpridas! Boa Governação!


por Dália Agostinho

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

"ÉS VIVA"

"És viva" A todas as mulheres Estás triste, Estás só Porque ninguém te fala Porque ninguém te liga Ninguém quer saber d...