IMAJEN no AKONTESIMENTU
We are proud to release in this market the first lines of fragrances Buibere for Her and Maubere for Him. Together with glass handcrafted gifts perfect for Christmas.
BEM VINDO E OBRIGADO PELA VISITA!

sábado, 23 de fevereiro de 2013

P.M. Kay Rala Xanana "Exemplo Mai Husi Leten"

Todo o bom exemplo é bastante produtivo e produz efeitos. No entanto, há casos onde os exemplos que vêm do poder público são mais simbólicos e, por essa razão, podem ter um efeito maior. No entanto o bom exemplo não so deve vir de cima mas como deve para alem de "vir" tambem ser "seguido" pelos que estão em baixo. 

"Top-Down Aproach" é um tipo de atitude-lider vertical interligada a uma estrutura hierárquica através da qual o seu progresso depende do investimento na proximidade com o Povo originada pelos que estão no posto mais alto com decisões autocráticamente livres. Uma atitude lider, Espontanea, Exemplar, Motivadora e Inspirante.

Relembrando alguns acontecimentos recentes em Timor Leste, acontecimentos estes que para alguns podem não ter algum significado mas para outros podem ate de alguma forma dizer algo, torna-se entretanto interessante assistir em primeira mão as (opiniões e reações das pessoas no geral), isto tudo porque estes acontecimentos tiveram intervenção do nosso Primeiro Ministro Xanana Gusmão, Chefe do Governo da República Democrática de Timor Leste. 

PM Kay Rala Xanana
Directs motorists as he tries to clear a traffic
Palacio Presidencial, Dili, Timor-Leste
1. Em Janeiro de 2013 em que o nosso Primeiro Ministro Xanana Gusmão decide sair do seu carro para ajudar a libertar o transito uma vez que o mesmo encontrava-se impedido ou até mesmo parado a frente do Palacio Presidencial "Aitarak Laran". As imagens de Xanana Gusmão  nesta situação dominaram praticamente os media e foram partilhadas nas redes sociais inumeras vezes pelos proprios Timorenses com comentarios  pros e contra, os contra diziam na nossa lingua oficial Tetum.

"PM nebe comic liu iha mundo maka pai nana..., halo moe deit pa...", o que significa "O Primeiro Ministro mais comico do mundo é o nosso Pai nana, so nos faz ter vergonha..." como interpretar esta opinião publica de um cidadão Timorense?, talvez nunca tenha visto um Primeiro Ministro, Chefe do Governo de nome a dar o exemplo tal como se fosse um cidadão comum.!. Será surreal?

Outros são mais objetivos e intrepretam o cenario de uma forma mais constructiva ate com sugestão de soluções para situações futuras semelhantes, "Ida ne'e atu hatete dt katak Polisi transito nebe agora dadauk iha seidauk profesional no presija hatene lolos sira ninia knar. hein katak comandante polisia transito actual bele hadia ninia managemento didiak ho nune'e Ita nia primeiro ministro labele tun no halo buat sira hanesan ne'e iha futuru." Traduzindo para Portugues, "isto para dizer que a Policia de transito que temos ainda nao é profissional e precisa de saber exactamente quais as suas obrigações. Esperamos que o comandante da policia de transito actual possa rever e gerir melhor as suas tarefas para que de futuro o Primeiro Ministro nao tenha de intervir novamente." Concordo com esta ultima observação, no entanto relembro que "transito confuso-descontrolado"  não é so em Timor.

PM Kay Rala Xanana, SEPFOPE e KJ PNTL
Limpeza geral nas ruas de Dili depois da inundacao
2. Neste mesmo mês de Fevereiro (ha alguns dias atras),  a cidade de Díli estava praticamente inundada, resultado de chuva intensa que durou senão horas, dias (pelo que consta), e mais uma vez o nosso Primeiro Ministro Xanana Gusmão voluntariamente sai a rua e junta-se à SEPFOPE [Secretaria de Estado para a Política e Formação Profissional e Emprego] e à comunidade para ajudar a limpar as ruas que estavam sujas e lameadas, e novamente as imagens do nosso P.M. foram partilhadas inumeras vezes pela comunidade com opiniões variadas.

De entre muitas partilhas foi notória a mesma por parte da comunidade Portuguesa que por sua vez a maior parte mencionava "Grande P.M. - Junto ao Povo e a ajudar o Povo!!! Aqui.....Só em SONHO!!!", em tetum " Grande P.M.- Hamutuk ho Povo no ajuda Povo!!! Iha ne'e... So iha MEHI!!!", o que significa que de facto é veridico que jamais em situações semelhantes ve-se um homem de poder politico em lugar algum, (ainda para mais "Primeiro Ministro") em cenarios iguais, a não ser que os mesmos sejam programados, com agenda a fim de divulgar uma especial ocasião.

No entanto a que mais me chamou a atenção foi uma publicação num dos grupos de discussão em que foi publicada uma fotografia de uma zona de Dili em que a inundação havia afectado em muito as ruas mas que pelo que parece nada ainda havia sido feito. O comentario dizia "Kuitadu.... PM la ba suru tahu iha sira nia uma ka?" Traduzido para Portugues, "Coitados... O P.M.  nao foi limpar a lama nas suas casas?" Na minha opinião só quem tem uma mentalidade mediocre é que fala desta forma.  Digo, "Para ter, devemos Ser e Fazer, nao apenas esperar e reclamar".

Para qualquer situação da nossa vida, existe sempre dois lados e ao escolher um, estamos a optar em responder ou não a nossa consciência obrigando ou não a nossa capacidade motora em agir em conformidade com a nossa escolha, e qualquer escolha que tenhamos feito exercerá a consequência não importando a escolha optada. Portanto saiba que antes de escolher é necessário pensar nas consequências, e se a consciência fala que "Devemos fazer algo!" Porque não o fazemos?, porque não tomamos a iniciativa?, porque reclamamos se nada foi feito?. Como dizia o Papa Joao Paulo II "A liberdade não consiste em fazer o que queremos, mas em ter o direito de fazer o que devemos!" Em Tetum, "Liberdade la'os halo saida ma'ak ita hakarak, maibe iha direito atu halo saida ma'ak ita deve no tem ke halo".

Enfim, "exemplo mai husi leten, maibe la'os deit husi leten, para alem de mai husi leten ema sira nebe'e laiha leten tenki tuir no halo tuir!", hodi nune'e evita consequência nebe'e ladiak ba futuro, ex: evita transito no mos evita estragos maiores wainhira iha acontecimento ida que ita rasik la consegue evita, hanesan "udan" (forsa natureza nian).

Kay Rala Xanana em Tempo da Resistencia
3. Para concluir, mas afinal de contas quem é Kay Rala Xanana? para alem de hoje ser o P.M., Chefe do Governo de Timor Leste, é o Homem que o mundo reconheceu como sendo uma das figuras mais carismáticas de Timor Leste, foi um dos principais activistas de luta pela Independência do País, tendo sido durante largos anos chefe da resistência no tempo da ocupação da Indonésia. Xanana Gusmão foi o Homem quem transformou  e mudou a estratégia de luta utilizando a sua inteligência e ousadia numa altura em que a guerrilha Timorense ja era enfraquecida.

E hoje a luta Por Timor é a Reconstrução e Evolução do País, com o Povo e para o Povo. Ele ousa em sair, por as mãos-a-obra e sujar-se sem repugnância nem vergonha, pois este gesto já está no sangue que corre nas suas veias, por isso o Povo o Ama, por isso o Povo o Respeita, até há quem diga que Kay Rala Xanana é o Homem do Povo!

Em tempo da Resistência, Xanana Gusmão em vez de definir a guerra como a arte de matar, definiu-a como a arte de conviver com o inimigo. Hoje, em tempo da Independência Ukun-rasik-an Xanana afirma com convicção de que a arte de governar esta na essência de conviver com o povo. 


"Ne'e mak hatudu MAUBERE Timor nian... Exemplo hahu husi FUNU iha ai-laran mai to'o 
ohin UKUN-A'AN iha cidade-laran!!!"


Dalia Kiakilir Agostinho
in P.M. Kay Rala Xanana "Exemplo mai husi Leten"
Oxford, 24 de Fevereiro de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário