IMAJEN no AKONTESIMENTU
We are proud to release in this market the first lines of fragrances Buibere for Her and Maubere for Him. Together with glass handcrafted gifts perfect for Christmas.
BEM VINDO E OBRIGADO PELA VISITA!

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Apelo Solidário ….

“Eu me chamo Natalino de Jesus Dias.
Nasci em Lesso, a 8 de dezembro 1989.
 E moro em Dili Comoro Delta 4”.
O meu nome é Maria Pia Barroso, “Fui um destes dias surpreendida com um pedido de “amizade”, no facebook, de um jovem timorense, que a pretexto de aprender e melhorar o seu português, tem partilhado comigo algumas peripécias da sua vida quotidiana, os seus estudos, atividades sociais e interesses. Estuda no Intituto de Ciências Religiosas (ICR) São Thomás de Aquino, em Dili. 

Empenhado e comprometido com o seu país, é um jovem que anseia conhecer o mundo e dar a conhecer a sua cultura e a sua língua. Ele pertence a um Grupo da Juventude, ligado a uma organização religiosa timorense denominada “Congregação  Mater Misericordia (CMM) em Dili. Tem a sua origem na Congregação dos Fráteres de Nossa Senhora Mãe de Misericórdia, fundada na Holanda, por Dom Joannes Zwysen (1794-1877). 

Além de uma motivação evangélica dedica-se, ainda, a ensinar a língua “Tétum” às crianças de Dili. Desde a independência (2002), as línguas oficiais são o Português e o Tétum, que é a língua veicular dos timorenses e encontra-se em fase de estudo e de criação dos instrumentos necessários à sua normalização e fixação (por exemplo, a publicação de dicionários). Atualmente, para comunicar com a maioria da população timorense, o conhecimento de Tétum é indispensável. 

Este ano, a Congregação CMM, na Holanda, convidou um grupo de jovens timorenses, da CMM de Dili, a participar no Festival da Juventude da Jornada Mundial, em Belo Horizonte, no Brasil, em Julho de 2013. Esta é uma oportunidade única de estes jovens mostrarem o seu valor e identidade cultural, através do intercâmbio com outros jovens de todo o mundo, no sentido de promover o diálogo entre fé e cultura. 
O apelo que ele me dirigiu, como amiga, faço-o aqui pela “palavra escrita” ! Ele precisa de alguma ajuda financeira! 

Já reuniram, com muito esforço algum dinheiro, mas falta-lhes 300 dólares (americanos) para que o possível aconteça! O prazo de inscrição termina este mês de Abril.

Este é o seu e o meu apelo à solidariedade dos portugueses, que lhes é grata! Gostaria muito de o poder ajudar! E é uma singela homenagem que faço a Timor e aos timorenses ….um país com uma liberdade conquistada com sofrimento….coragem…..e solidariedade!”
 (Maria Pia Barroso- mariapiamendes@gmail.com )

“E eu, sou Natalino Dias, um timorense, com orgulho na minha jovem nação e na cultura do meu povo, que quero preservar e mostrar ao MUNDO! Bem Hajam!”

Podem-me contactar através do e-mail e telefone que vos deixo, com a esperança no poder das redes sociais para partilhar a solidariedade, amizade e felicidade.

(diasmacano@yahoo.com +670 77348059 - Natalino)

Sem comentários:

Enviar um comentário