.
Subscribe to my channel Youtube.com/user/DaLiaMuzic
TAMA LIU MAI BAINAKA SIRA, BEM VINDO E OBRIGADA PELA VISITA!

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Apelo Solidário ….

“Eu me chamo Natalino de Jesus Dias.
Nasci em Lesso, a 8 de dezembro 1989.
 E moro em Dili Comoro Delta 4”.
O meu nome é Maria Pia Barroso, “Fui um destes dias surpreendida com um pedido de “amizade”, no facebook, de um jovem timorense, que a pretexto de aprender e melhorar o seu português, tem partilhado comigo algumas peripécias da sua vida quotidiana, os seus estudos, atividades sociais e interesses. Estuda no Intituto de Ciências Religiosas (ICR) São Thomás de Aquino, em Dili. 

Empenhado e comprometido com o seu país, é um jovem que anseia conhecer o mundo e dar a conhecer a sua cultura e a sua língua. Ele pertence a um Grupo da Juventude, ligado a uma organização religiosa timorense denominada “Congregação  Mater Misericordia (CMM) em Dili. Tem a sua origem na Congregação dos Fráteres de Nossa Senhora Mãe de Misericórdia, fundada na Holanda, por Dom Joannes Zwysen (1794-1877). 

Além de uma motivação evangélica dedica-se, ainda, a ensinar a língua “Tétum” às crianças de Dili. Desde a independência (2002), as línguas oficiais são o Português e o Tétum, que é a língua veicular dos timorenses e encontra-se em fase de estudo e de criação dos instrumentos necessários à sua normalização e fixação (por exemplo, a publicação de dicionários). Atualmente, para comunicar com a maioria da população timorense, o conhecimento de Tétum é indispensável. 

Este ano, a Congregação CMM, na Holanda, convidou um grupo de jovens timorenses, da CMM de Dili, a participar no Festival da Juventude da Jornada Mundial, em Belo Horizonte, no Brasil, em Julho de 2013. Esta é uma oportunidade única de estes jovens mostrarem o seu valor e identidade cultural, através do intercâmbio com outros jovens de todo o mundo, no sentido de promover o diálogo entre fé e cultura. 
O apelo que ele me dirigiu, como amiga, faço-o aqui pela “palavra escrita” ! Ele precisa de alguma ajuda financeira! 

Já reuniram, com muito esforço algum dinheiro, mas falta-lhes 300 dólares (americanos) para que o possível aconteça! O prazo de inscrição termina este mês de Abril.

Este é o seu e o meu apelo à solidariedade dos portugueses, que lhes é grata! Gostaria muito de o poder ajudar! E é uma singela homenagem que faço a Timor e aos timorenses ….um país com uma liberdade conquistada com sofrimento….coragem…..e solidariedade!”
 (Maria Pia Barroso- mariapiamendes@gmail.com )

“E eu, sou Natalino Dias, um timorense, com orgulho na minha jovem nação e na cultura do meu povo, que quero preservar e mostrar ao MUNDO! Bem Hajam!”

Podem-me contactar através do e-mail e telefone que vos deixo, com a esperança no poder das redes sociais para partilhar a solidariedade, amizade e felicidade.

(diasmacano@yahoo.com +670 77348059 - Natalino)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

"ÉS VIVA"

"És viva" A todas as mulheres Estás triste, Estás só Porque ninguém te fala Porque ninguém te liga Ninguém quer saber d...