.
Subscribe to my channel Youtube.com/user/DaLiaMuzic
TAMA LIU MAI BAINAKA SIRA, BEM VINDO E OBRIGADA PELA VISITA!

quarta-feira, 17 de julho de 2013

RENETIL "Antes sem Titulo do que sem Patria"

A "Geração da Resistência", tem perfeito conhecimento do papel da Juventude no processo de Luta pela Libertação da Pátria. RENETIL como organização estudantil cumpriu o seu dever Patriótico Proclamado no dia 20 de Junho de 1988.  

A RENETIL tem registado vários acontecimentos importantes e de grande impacto para a causa de Timor Leste. Alguns foram salvos em documentos, imagens e vídeos pelo que redigidos estão neste livro, outros ficaram "perdidos" mas que gravados estão na memoria, resta apenas a consolidação de testemunhos.

Congratulo Carlos Saky pela prontidão e disponibilidade em elaborar o primeiro livro que marca um pouco não só a historia da RENETIL mas como também a historia de TIMOR LESTE. 


- Dalia Kiakilir Agostinho, 17 Julho 2013


"RENETIL IHA LUTA LIBERTASAUN TIMOR LESTE"

Autor: Carlos da Silva LFR Saky
(um dos fundadores da RENETIL)

Lançamento do livro no dia 12 de Julho de 2013

Edifício CNRT Balide Dili


O livro "RENETIL na Luta da Libertação de Timor-Lorosa'e" fala sobre o processo de fundação da RENETIL,  a sua estratégia de transferir a guerra de Timor para a Indonésia através de "Indonesianização do conflito", e também de levar a causa para a Comunidade Internacional através da "Internacionalização do Conflito de Timor Leste", como a RENETIL veio a reforçar as trez frentes da Resistência "Armada, Clandestina e Diplomatica". O livro fala também das Operações de Sucesso e Insucesso da RENETIL, e das Relações da RENETIL  com a IMPETTU, da Intervenção da RENETIL nas decisões importantes tomadas pelo Comando Superior da Luta, o envolvimento da RENETIL na manifestação 12 de Novembro de 1991, Ocupação e pedido de Asilo Politico em Jacarta, das perseguições e detenções dos militares aos membros e lideres da RENETIL e do papel da RENETIL no referendo de 1999, e outros tantos. - Carlos Silva Saky (FB, 13/07/2013)
Para alem da breve descrição do livro, o autor Carlos Saky deixa um apelo a todos os seus companheiros para que tenham também a iniciativa de contar a historia da RENETIL conforme as suas experiências em livro.
"Eu sugiro" (...) a todos os companheiros, que se tiverem mais algo que não esteja incluído no livro, que registem também noutro livro. (...) Apenas para este livro, falei com o companheiro Samala Rua para que pudesse ser publicado em 2010, apenas após 3 anos e' que pode ter sido publicado, pois não foi fácil a recolha de informação de cada um dos militantes da RENETIL. Por isso já sugeri que será melhor a cada um dos UNER escrevam sobre as suas actividades, assim como as Trez Direcções Gerais (Indonésia, Timor e Exterior). (...). Só assim e' que teremos acesso as informações completas. Passou-se quase um ano, pedi aos companheiros da DIGERTIL para enviar informacoes das actividades da RENETIL em Timor, mas não tive as informacoes completas. Alguns disseram que já haviam esquecido das datas dos acontecimentos, meses e anos. Tudo o que encontrei foi o que inclui no livro.  
Também disse a alguns companheiros que também podemos publicar um livro da "RENETIL em Imagens" para que todas as fotografias possam ser incluídas no  mesmo.(...). O que se pode fazer e' utilizar algumas fotografias que representam os momentos ou eventos." - Carlos Silva Saky (FB, 13/07/2013)


Tal como Carlos Saky sugere e' importante  que todos os membros se disponibilizem a partilhar e registar estes acontecimentos históricos por forma a que os mesmos não caiam no esquecimento e por forma a que sirva de indicador e exemplo para a nova geração para que eles compreendam O que e' a Renetil e qual o seu papel na Luta pela Libertação da Pátria e do Povo. - Dalia Kiakilir Agostinho, 17 Julho 2013


Dalia Kiakilir Agostinho
Oxford, 17 Julho 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

"ÉS VIVA"

"És viva" A todas as mulheres Estás triste, Estás só Porque ninguém te fala Porque ninguém te liga Ninguém quer saber d...