.
Subscribe to my channel Youtube.com/user/DaLiaMuzic
TAMA LIU MAI BAINAKA SIRA, BEM VINDO E OBRIGADA PELA VISITA!

domingo, 4 de janeiro de 2015

Reflexao - Xanana Gusmão eleito como figura do ano de 2014

A MINHA REFLEXÃO

Foto; Klamar
Nesta reflexão Xanana Gusmão é eleito como figura do ano de 2014.

Foi escolhido por mim como figura de 2014 por três razões:

Primeira razão: o que os outros pensam sobre o pensamento do Xanana Gusmão;
Segunda razão: o que é que os outros pensam sobre aquilo que Xanana Gusmão fez;
Terceira razão: o que é que os outros sabem sobre aquilo que o Xanana Gusmão não sabe.

Quem é que não conhece o Xanana Gusmão, ao menos em Timor toda a gente conhece sós os recém nascidos e pessoas com a doença demência que não o conhece desde os tempos da ocupação.

O nome do Xanana Gusmão nos anos 80 era desconhecido pelo público, muitos jovens da cidade ou vilas até nos meios estudantes, académicos ou intelectuais o nome do Xanana Gusmão era um mito. E foi assim mesmo a característica luta de guerrilha. 

Xanana Gusmão tornou o ídolo de muitos timorenses principalmente os resistentes quer no interior como na diáspora ele tornou o pai dos guerrilheiros da resistência armada, pai das organizações clandestinas e a sua ordem como um guião para o seu representante no exterior no desempenho do papel político e Xanana Gusmão se tornou também como uma árvore gondão que dá a sombra ao seu povo.

Como líder máximo da resistência, a sua imagem semeia o fanatismo nos corações dos jovens e na sociedade. Desde os anos ’80 e ’90 o nome do Xanana Gusmão fez chegar o eco aos cantos do mundo e o nome tornou-se mais famoso aquando este foi capturado e preso na prisão do inimigo.

A prisão de Xanana Gusmão tornou-se o abrigo mais seguro para ele fazer o jogo político-militar e diplomática, porque a prisão ofereceu-lhe mais segurança para ele fazer o jogo político de alto nível contra o inimigo. A prisão fez com que a baioneta dele mais aguda e que prega o inimigo ao muro. E na prisão que o mundo fica mais próximo do Xanana Gusmão...

Timor tem grande sorte alcançar a independência como nação da RDTL graças ao Xanana Gusmão estar com a vida e com a vida do Xanana Gusmão que se realize o sonho dos heróis.

Significa que se o inimigo matasse e tirasse o corpo sem a vida do esconderijo em 1992 no momento da captura, os sonhos dos heróis tombados e ossos espalhados de mar homem até mar mulher de Tutuala até a fronteira se tornarão difíceis de os concretizar.

A resistência poderia enfrentar enormes dificuldades no terreno para se reorganizar para continuar lutar num “pós” Xanana Gusmão.

Poderia o inimigo cantar a vitória, o problema de Timor-Leste desapareceria na agenda das Nações Unidas e a integração se tornaria irreversível e ninguém poderia por em causa, os 17 anos de luta em Timor ficaria contada na história de luta da República Indonésia e que não haveria os termos da reforma na República Indonésia Unitária. Mais uma razão da existência com mais forte do regime do ditador Soeharto.

Porque, Xanana Gusmão já se tornou uma referencia de luta da resistência do povo de Timor que ganhou o peso no mundo, o nome que ganhou o peso pela diplomacia portuguesa como a potência administrante de Timor. E este mesmo nome ganhou na opinião pública internacional onde muitos líderes das nações se confiaram uma pessoa como Xanana Gusmão.

Em tempos da independência, Xanana Gusmão tornou-se o 1º Presidente da República por mérito e merece de ser o 1º Presidente da República no pós da guerra, pelo fato o Xanana Gusmão dirigiu a luta pela independência até ao dia do referendo a 30 de Agosto de 1999.

Durante na presidência Xanana Gusmão não ficou satisfeito com o papel desempenhado como Presidente da República, o fato de estar amarrado pelo sistema. Gostava que fizesse mais aquilo que pretendia fazer para o país mas não podia. Ele gostava de pegar com as suas próprias mãos e conduzir o sistema administrativo para implementar o pensamento que tinha para o país e povo mas o sistema não lhe permitiu. Porém, esperava com paciência e pensando como poderia exercer as funções executivas de forma que os seus pensamento e princípios sejam implementados na construção de infraestruturas, no desenvolvimento da administração e desenvolvimento da economia para tirar os seu povo do sofrimento e pobreza.

Foi por isso que, em 2007 Xanana Gusmão não recandidatou e deixou a vaga para outros candidatos a Presidente da República e formar o partido CNRT para concorrer as eleições legislativas e forma o Governo de Aliança Maioria Parlamentar.

A autoflagelação de Xanana Gusmão começou a sentir-se desde logo aquando o Presidente da República Dr. José Ramos Horta indigitou o Xanana Gusmão, líder do partido mais votado com maioria dos votos no Parlamento Nacional e forma o IV Governo Constitucional onde Xanana Gusmão como Primeiro-Ministro.

Autoflagelação porque Xanana Gusmão sabia e ciente de atravessar o risco em detrimento da sua imagem como o pai da resistência, um líder máximo da nação enquanto assumia como Presidente da República e um líder carismático, no entanto, ainda quer oferecer-se para mais sacrifício, não por querer o cargo, não por querer ganhar muito dinheiro e ser rico, e não por querer ser mais famoso. O nome dele já é famoso no mundo, já não precisava do cargo, e para ganhar dinheiro não precisava ocupar o cargo do estado, com a imagem e o pensamento que tem bastava-lhe ganhar dinheiro e ser rico.

Porém, tudo isso são os pensamentos dos outros sobre o que pensa Xanana Gusmão. Há pessoas acusam-no de vender Timor, roubador, corruptor, pai da Corrupção, Conluio e Nepotismo, insultar todos os dias e noites, tratado como idiota, louco e etc.etc.etc...

Muita gente ser o epicentro da sabedoria quando se fala do pensamento de Xanana Gusmão, sabem demais contar mal do Xanana Gusmão até o próprio Xanana Gusmão não se sabe do seu próprio pensamento que tantos se falaram.

Nos tempos difíceis há poucas pessoas que tem coragem de defender o Xanana Gusmão, no momento em que muitos contra a política e algumas decisões até muitos negam o sacrifício que Xanana Gusmão fez durante muitos anos, haja alguém deseja assistir rapidamente o seu funeral, mas existe Deus, a Terra sagrada Timor e as lamas dos heróis tombados parece dê e acredita mais no Xanana Gusmão e fê-lo-o mias força e saúde.

A situação piorou quando em 2012 surgiu o Bloco de Coligação formado por partidos do CNRT, PD e Frente Mudança, consequente a formação do V Governo Constitucional em que Xanana Gusmão como se o satanás a enfrentar os sem pecados com a cruz de Cristo...

O Xanana Gusmão se quisesse cargos e ser rico não precisava perder o tempo a fazer guerra, perder a família, perder os seus soldados, perder a vida de muita gente nas mãos do inimigo e entregar-se ao sofrimento antes de chegar a 1999. Se Xanana Gusmão quisesse a guerra dos timorense contra a ocupação culminaria no encontro de LARIGUTU, e que o Xanana Gusmão obteria general de quatro estrelas e poderia a ser o presidente da autonomia especial de Timor-Timur com direito vitalício...seria impossível? Não!

Não, Xanana Gusmão NÃO É mau, ele não é parvo, ele não é ladrão, ele não é corruptor, ele não é maluco como muitos se pensam, Xanana Gusmão não procura para ser rico, ele não é guloso/comilão do cargo e ele não é criminoso.

O Xanana Gusmão só queria realizar o seu sonho que teve durante muitos anos no mato até sair da prisão Cipinang. É por isso, que ele quer oferecer-se a sua terra e seu povo, por a sua disposição de corpo e alma enquanto pôde para contribuir a sua amada terra Timor !

Como humano e pecador, criatura de Deus, Xanana Gusmão não afasta do pecado, ele também tem a sua fraqueza mas o seu Amor a terra e povo Maubere é grande acima de tudo. É por isso, ele oferece o seu corpo inteiro, oferece o seu pensamento e a sua sabedoria, transmitindo o seu sonho no Plano Estratégico do Desenvolvimento Nacional – PEDN como sendo guia para o Desenvolvimento Nacional para médio e longo prazo como uma referencia valiosa para a gerações vindouras.

Esta reflexão representa única e exclusivamente sentimento pessoal, não tem qualquer intenção de ferir o sentimento de alguém e como humano não afasta do erro, por isso, os pensamentos acima transcrita reserva o espaço de erros.

Muito obrigado e desejos Bom Ano de 2015, cheias de Paz, Amor, Felicidades e Prosperidades ao Querido Povo de Timor-Leste !!!

Lisboa, 31 de Dezembro de 2014

O cidadão
Victor Tavares

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

"ÉS VIVA"

"És viva" A todas as mulheres Estás triste, Estás só Porque ninguém te fala Porque ninguém te liga Ninguém quer saber d...