Foto António José |
Um dia destes um amigo timorense aconselhou-me a ler um livro de Domingos De Sousa. Disse: "livro polémico". Não tenho por certo que seja este mas foi este que comprei no AMRT a "preço de oiro". Havia lá outro. Não podem ser os dois. Tenho de ficar três dias sem comer pela aventura
Acho que não tenho nenhum livro com a volumetria deste, pequeno, formato meia A4, não mais que dois centímetros de espessura mas com 599 páginas numeradas... papel couché finissimo e brilhante, logo pesadíssimo! E lá dentro, "falas" de: Francisco Xavier do Amaral, Padre João de Deus, André Buic, Cândido M. Alves, Padre Leuigio Locatelli, Irmão Baltazar, Elisa Martins, Virgílio Simith, AS FRENTES, AS ORGANIZAÇÕES, José Parada "Zeca Parada" e Cabral "Laloran", Filomeno do Rego Guterres Loy Kay-Phil, Samuel Costa, Paulo Soares "Mau Kiak", Germano Xavier: "Lemo Rai", Aquilino Ximenes, Gilman dos Santos, Padre Francisco Barreto, Padre Sancho, Henrique Belmiro da Costa: "Lelo Sa'e", Cácio de Jesus Bernardino, António Tomás do Amaral da Costa: "Ai Tahan Matac", Padre Rafael dos Santos, Carlos Alberto Xavier Pereira: Laku Mean, Tomás Cabral, Vidal Jesus: "Riak Leman", Levantamentos Armados, Carlele, Inimigos à vista!, A cabeça dura do Xanana, Liquida a criança! Passa a palavra, Pedro Lalu Lintas, O Secretário do Governador, O Falintil Ateu, Padre Mário Belo, As primas, As Cartas de Sandra Gusmão, Os professores da Universidade de Upsala - Suécia, Ramos Horta, Germenino de Araújo, Ajuda às FALINTIL, O Instinto de Defesa, Sacrifício e Abnegação e Morremos de pé como as árvores.
Era só para abrir o apetite. Vou na página 147. Não teço comentários... é ler que o importante é isso. É uma edição da Thesaurus, impresso no Brazil, 2014.
Sem comentários:
Enviar um comentário