Hoje, dia 20 de maio de 2020, eu, Rogério Lobato, veterano da independência de Timor-Leste e fundador das FALINTIL, desde sempre dedicadoçao nosso país, unico irmão sobrevivente do pai da nação, o saudoso Presidente Nicolau Lobato, assumo a responsabilidade de mudar a FRETILIN, e assumo em nome da história, do presente e do futuro, que a mudança para a paz se faz internamente no partido! Eu não permitirei mais arbitrariedades! FRETILIN pela paz, ao desenvolvimento nacional, numa vitória de consensos, de indicador de um caminho de felicidade para todo o povo.
A FRETILIN, comigo jamais violará a Constituição da República! Jamais promoverá um ambiente de divisão entre irmãos! A nossa identidade é de vencedores legítimos, saberemos vencer e convencer, governar com todos e sobretudo, com aqueles que são determinantes na história do nosso país. Saberemos governar com todos! Saberemos honrar os fundadores, saberemos receber José Ramos Horta, Xanana Gusmao, Abilio de Araujo, Jose Luis Guterres entre tantos outros.
A FRETILIN não é propriedade pessoal de Mari Alkatiri. A FRETILIN é o garante da paz e da libertação, a FRETILIN não é a violência, não é o atropelo da Constituição da República! A FRETILIN não é um partido de pessoas que não pensam! A FRETILIN não quer violência! Mari Alkatiri não fala em nome da FRETILIN da paz. Marí não fala em nome dos fundadores! Fala em seu nome, sozinho! Mari Alkatiri usa e abusa do nome da FRETILIN para seu proveito proprio, pelo exercicio de um poder pessoal que nunca o teria se nao fosse a Fretilin.
Hoje vivemos um aniversário, envoltos em vergonha. Nos últimos dias o mundo viu imagens de violência no Parlamento Nacional, imagens de deputados envolvidos em cenas de violência!
A Constituição da República está violada, a casa maior da democracia está ferida! A paz impõe-se! A mentira irradica-se! Os mentirosos e violentos, os que não falam a verdade não merecem ser considerados de homens e mulheres de Estado!
Timorenses, meus irmãos e irmãs!
Eu não aceito mais esta fraca liderança da FRETILIN, com Mari Alkatiri a provocar um ambient continuo de crispação social e cívica. Ele é o verdadeiro instigador da instabilidade mas deita sempre a culpa aos outros.
Hoje comemoramos a restauração da independência! Restaurámos en 2002 a nossa soberania, honramos os saudosos, os nossos irmãos que foram mortos a acreditar no futuro! Entre eles, todos os mártires, conhecidos e anónimos, milhares de familias, incluindo toda a minha família, e as nossas maiores referências, os pais da Nação, Maubere, os saudosos Presidentes Francisco Xavier do Amaral e Nicolau Lobato! Mais do que dois nomes, uma herança de responsabilidade!
Desafio Mari Alkatiri, a demonstrar ser um democrata e não um "vingador" pela frustração que carrega pelos "pecados" que cometeu nos últimos 18 anos de restauração da Independência!
Na FRETILIN não há frustrados entre os militantes, há democratas sérios e honestos que querem a mudança de liderança! Queremos um partido verdadeiramente democratico, que saiba honrar o passado, orgulhar o presente e prepara o futuro!
Estou aqui, neste dia 20 de maio de 2020, para garantir no que for possivel para que o processo democratico nacional seja cumprido em paz e para isso Mari Alkatiri tem de sair de secretário-geral da FRETILIN!
Sem medo! Sem jogadas!Sem intimidações! Sem manipulação dos homens e mulheres da FRETILIN!
Desafio Mari Alkatiri a marcar para 2021 a eleicao direta para a lideranca maxima do Partido sem mais subterfugios em que ele é um praticante assíduo . Estou aqui para garantir que a FRETILIN dê um passo em frente em nome do futuro, do passado e do presente pela paz!
Só podemos oferecer aos timorenses um Timor-Leste independente e democratico quando os partidos forem exatamente isso, livres!
Povo Timor, grande Povo Maubere! A FRETILIN está doente, muito doente! Esta afetada por um virus que se chama Mari Alkatiri! Que se chama vingança de 2006! A FRETILIN está a ser usada pelo secretário-geral para se vingar pessoalmente dos acontecimentos de 2006! Mari Alkatiri está frustrado, desde essa altura. Esse tempo, de vergonha para Timor, onde todos estivemos mal, todos e sem excepção, foram esclarecedores. Marí Alkatiri não foi um líder honesto e corajoso nessa altura e também o não é agora!
O meu silêncio em julgamento no tribunal (em 2006) foi para proteger a FRETILIN, o partido, as pessoas do partido!
Marí Alkatiri abandonou-me nessa altura! Marí Alkatiri sabia e autorizou a operação de distribuição de armas! Pediu-me insistentemente para que não mencionasse o nome dele. Pelo direito que me assistia então como arguido, calei-me durante o julgamento em nome da paz. Falo hoje em nome dessa mesma paz! Ele arma-se agora em valente mas nao passa de um simples cobarde.
A FRETILIN vai ter que virar esta pagina interna e por isso desafio o Mari Alkatiri a marcar eleições diretas como ja estao previstas para o proximo ano.
Eu serei um dos garantes desse processo, estarei na linha da frente a garantir eleições democráticas e livres de intimidação e manipulação na FRETILIN. Pela mudança desafio Mari Alkatiri a sair. 18 anos a liderar a FRETILIN sem grandees resultados e sempre a confrontar de forma arrogante, ja e tempo de dizer basta. Mais que isso so os ditadores e que o fazem.
O virus Mari Alkatiri constitui uma ameaca para a sovrevivencia da FRETILIN.
Peço aos partidos políticos de Timor, aos jovens, aos veteranos, aos homens e mulheres, que se mantenham calmos, que promovam a paz e digam não à violência!
Peço ao Comandante Xanana Gusmão, aos ex-presidente José Ramos Horta e Abilio de Araujo que engrandeceram no passado o nome da FRETILIN, a todos os notáveis deste país que ajudem a militância da FRETILIN a proceder a um processo de democratização do partido.
A FRETILIN terá um líder à altura dos dias de hoje! Um alguém que primará pela concordia nacional e pelos entendimentos com todos os que têm condição para salvar Timor Leste de mais horrores e sofrimento.
Rogério Tiago Lobato
20 de MAIO de 2020
Sem comentários:
Enviar um comentário