.
Subscribe to my channel Youtube.com/user/DaLiaMuzic
TAMA LIU MAI BAINAKA SIRA, BEM VINDO E OBRIGADA PELA VISITA!

domingo, 6 de fevereiro de 2022

O NOVO PRESIDENTE DA REPÚBLICA: PASTOR DA NAÇÃO, GUARDIÃO DO POVO (Não esperando por uma transição, mas trazendo a transformação)


Senhor Presidente PUDD
Senhor/a Vice-Presidente
Senhor Secretario Geral PUDD
Distintos quadros militantes PUDD
Nai no Lou sira!

Hoje 3 de Fevereiro de 2022, estamos bem unidos aqui para construir uma CULTURA DEMOCRÁTICA em nosso país, Timor-Leste. Retomando as palavras de Nicolau dos Reis Lobato, eu recomendo para que nós estejamos de mãos dadas, uma só alma e um só espírito dignificando o nosso país. O Timor é nossa casa. Não esperamos por uma transição, mas sim uma transformação. Nós somos os proprietários e podemos abrir ou fechar as portas. Ele afirmou que a nossa independência não foi uma dádiva, não fomos nós que a pedimos, os outros não nos deram de presente. Fomos nós que a conquistamos. Fomos nós que retomamos os nossos direitos. Hoje, damos início a uma nova etapa histórica. Queremos abrir as nossas portas para o futuro. Esta é a nosso código de conduta “LAHO” - loron aban hahu ohin! (O amanhã já começa hoje). Hoje iniciamos a TRANSFORMAÇÃO de amanhã, e hoje fechamos a porta da TRANSIÇÃO.

PUDD e eu, hoje unidos, decidimos começarmos e assumirmos juntos a TRANSFORMAÇÃO GERACIONAL. Sim, somos nós que iniciamos o processo desta transformação. PUDD apresenta uma nova história cheia de misérias, e humilhações – isto quer dizer que muitos outros nos têm humilhado, e se sentem envergonhados de nós.

Porém, este representa o nosso patriotismo, conforme ensinou Nicolau Lobato que devemos colocar acima do “orgulho, abnegação, coragem” – ou seja, o fato é levantar a cabeça para caminhar em frente, no compromisso de fazer, pois estamos cheios de coragem para lutar. Para podermos levar a termo esta TRANSFORMAÇÃO, é preciso que os jovens apresentem tais virtudes... “orgulho, abnegação e coragem”. Ele dizia “A Libertação não é uma dádiva, é uma conquista”, eu digo hoje “A transformação não é uma doação, é uma busca permanente”.

Porque é que concluí dessa forma? Porque, meus compatriotas, alguns falavam sobre a TRANSIÇÃO GERACIONAL. O tempo dos jovens ainda não chegou, disseram eles. Jovens, esperem por um momento. Quando os velhos tiverem tudo feito, vocês, os jovens, apenas o receberão. Em outras palavras, as novas gerações apenas estendem as mãos para receber a bênção.

Meus Compatriotas,

Não estamos esperando a TRANSIÇÃO, mas sim darmos um salto qualitativo, isto é a TRANSFORMAÇÃO. Mas, isto não quer dizer que carregamos rancores contra os nossos grandes irmãos e as nossas irmãs. Não! PUDD e eu, apresentamos uma candidatura que nos trouxe INCLUSÃO, obtivemos um CONSENSO NACIONAL e também mostramos COMPROSSIMO POLÍTICO. Eu não estou “comprometido” com o PUDD, e o PUDD também não está comprometida comigo. O nosso objetivo é fazer a TRANSFORMAÇÃO em uma nova geração, com um novo pensamento, e uma nova ação; enfim um novo paradigma.

A Bíblia nos revela que Deus é "O Pastor" que guia as suas ovelhas para um lugar fresco e que as conduz por um caminho tranquilo. Assim está escrito no Salmo 23 (cf., Ezequiel 34; João 10). Mostra como os cristãos que conhecem a Deus como seu Rei, e o Rei deste mundo como o bom pastor, que é o próprio Senhor. O Senhor designou Abraão para ser o “fundador” do povo israelita, e ele é um pastor. Deus escolheu Moisés para ser o “libertador”, e ele é um pastor. Deus tomou David como o “restaurador”, e ele é um pastor. Deus concedeu todo o poder, reino e glória a Jesus Cristo como o Bom Pastor.

O Salmo 23 é um cancão de confiança em Deus. É um belo exemplo deste género literária, pela beleza que exprime e pela serenidade que inspira. A protecção de Deus é apresentada com a imagem idílica de um pastor a cuidar do seu rebanho. A relação de protecção assim expressa envolve total compromisso e profunda ternura: 

1.      O SENHOR é meu pastor, nada me falta.

2.      Em verdes prados me faz descansar e conduz-me às águas refrescantes.

3.      Reconforta a minha alma e guia-me por caminhos retos, e por amor do seu nome.

4.    Ainda que atravesse vales tenebrosos, de nenhum mal terei medo porque Tu estás comigo. A tua vara e o teu cajado dão-me confiança.

5.      *Preparas a mesa para mim à vista dos meus inimigos, ungistes com óleo a minha cabeça, a minha taça transbordou.

6.      Na verdade, a tua bondade e o teu amor Hão de acompanhar-me todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do SENHOR para todo o sempre.

Assim também na filosofia, Aristóteles escreveu: “Quella di um re verso i sudditi consiste in una superiorità nel rendere benefici: infatti fa del bene ai sudditi se, essendo buono, si prende cura di loro, perché agiscano bene, come un pastore si prende cura delle pecore. Da qui anche Omero ha chiamato Agamenone «pastore di popoli»”. Isto é a amizade entre um rei, e os seus súditos depende de um excesso de benefícios conferidos, pois confere benefícios aos seus súditos se, for um bom homem, e cuida deles com visando ao seu bem-estar, como faz um pastor para com as suas ovelhas assim como Homero chamou Agamenon ‘pastor de povos’”, onde podemos conferir em seu livro de Etica Nicomachea VIII, 13, 1161a11-14.

Estou aqui hoje como “Pastor”, para presidir, mostrar o caminho e abrir o horizonte às ovelhas, vivo no meio para unificar. “Escuto as ovelhas, as ovelhas me escutam” para que os ladrões não as possam separar. Empurrando por trás, para que uma ovelha não se perca, se uma delas se perder, o pastor deve deixar as 99 para procurar e reencontrar a perdida. Como Aristóteles disse “prendere cura” (tomar cuida; cuidar), tornar-me-ei presidente da república, quero apascentar todos os cidadãos de Timor-Leste. Jesus Cristo diz: "Apascenta as minhas ovelhas".

Enquanto PR, quero fazer política de inclusão, consenso nacional e compromisso político. 

1)   Inclusão

Era feito em Altar santo, eu rezava e suplicava "POR CRISTO, COM CRISTO, EM CRISTO, A VÓS DEUS PAI TODO-PODEROSO”, hoje eu desço do Altar, retomando esta frase e digo "POR POVO, COM O POVO, E EM O POVO VENCEREMOS”.

 Assim afirmou Nicolau Lobato, “É que a ideia da Liberdade, o desejo de independência nasce com o Povo, vive com o Povo, pulsa todos os dias no coração do Povo”; e que “O povo de Timor-Leste está reconstruindo com o seu próprio suor, com o seu próprio sangue uma Pátria Revolucionária e Democrática, uma Terra livre para gente livre”; assim sempre “Contamos com uma força inesgotável e que contribua decisivamente para a luta, que é o Povo”. Por fim ele afirmou,

 

20 de Maio ... dia de anos do Povo Timor

Um povo que surge do desumano sistema colonial.

Um povo que renasce das cinzas do esquecimento.

Um povo que retoma a consciência de si mesmo.

Um povo que luta sem tregua contra o expansionismo colonial indonésio e o imperialismo (português).


Assim, o termo “Povo” é a chave hermenêutica e retorica deste grande homem que sacrificou tudo o seu ser em alcance deste querido Timor-Leste.

2)  Consenso Nacional

Como novo PR, Trabalharei arduamente para fazer: (1) “uma revolução na educação”, em seguida (2) defender a “justiça”, para que (3) se possa construir a “paz” (peace building). O Consenso significa evitar divergências, para conseguir um só ideal para “educação, justiça e paz”. Eu diria para cada um: 

(1) Revolução da educação vem da filosofia básica de Timor-Leste, num país a ser construído mais solidamente sobre a rocha, e não sobre a superfície que quando a chuva e o vento vêm, facilmente todos nós desmoronamos. Aqui pretendo levar a cabo três importantes programas:

a. Mestre – cuidarei com afinco de todos os professores e professoras, lutarei para que o seu “bem-estar material e espiritual” possa aumentar devagar, mas sempre. Especialmente os que estão nas áreas remotas. No ensino básico onde apoiamos e qualificamos os professores mais capacitados, e com qualidade para que os estudantes ao atingirem o nível superior, se tornem cada vez melhores. 

b. Lingua – Este PR realizará uma campanha entre estudantes e professores para que dominem as línguas Tetum, Português, Inglês e Bahasa Indonesia. Vou eliminar “projeto piloto da língua materna”, mas abrir espaço para que os professores possam falar a “língua nativa” (dalen moris) no processo chamado “character building”, significa conhecer a sua vida na integridade do corpo e da alma.

• Hoje assistimos a violência que os jovens praticam, sobretudo, em grupos de artes marciais. Eu pergunto – “Por que”? Eu penso, estamos a perder a “linguagem poética” onde mora o nosso ser; perdemos a doce linguagem, linguagem suave, linguagem pacífica.... enfim, perdemos a “civilização do amor” (civilis amoris cultu). 

c. Livro – fornecer o curso de incentivo aos professores durante sua doscência para que publiquem a sua obra intelectual e sua prática no processo de aprendizagem. O livro que segue o critério acadêmico “academic standard” ganhará o prêmio, tornando-se um livro nacional para todas as escolas. Portanto, os docentes ganharão a “promoção”. 

Na verdade, o PR está invadindo a função do Ministro da Educação? Não! Segundo CRDTL, falando sobre o assunto da educação eu apoiarei ao PN e ao Governo, in hoc caso o Ministério da Educação de modo especial para que “... garanta... do regular funcionamento ...” (artigo 74º, nº. 1) na área da educação. Os professores são “os pastores da nação”, pois são eles que estão sempre na frente das “ovelhas” no meio, e atrás delas todos os dias e durante toda a sua vida. Eles são os segundos pais para seus alunos.

(2)   Justiça, esta que vai reforçar CRDTL, e especialmente pode penetrar em sua própria alma – Le esprit d’une nation (Montesquieu). Eu penso, a grave crise que houve durante estes 20 anos, não por culpa da CRDTL em si, mas daquele que escreveu e executou CRDTL e que não tem em si próprio uma formação de “character building”. Pensem, ao ser feito o juramento para a investidura como PR, ele declara abertamente “... cumprir e fazer cumprir a Constituição e as leis ...”, isto significa que não está dizendo para o presidente controlar o jurídico de acordo com a sua própria vontade, mas como uma exortação moral para que o presidente defenda primeiro a CRDTL. Por conseguinte, quando for eleito o novo Presidente da República, não seguirá o seu desejo de "dissolver a PN". Agora, o irmão Ramos Horta começou a ficar sem esperança, porque o que o CNRT vem solicitando, não está de acordo com a CRDTL. Neste sentido, o diplomata senior começa a “suavizar”. Significa também que ele está “comprometido” com o CNRT, precisamente analisado. 

(3) Paz segundo a doutrina social da Igreja Católica tem o mesmo sentido que o “desenvolvimento”. PR anuncia a paz, para o Povo que não pode dizer novamente “hamlaha hamrok ami liman ain kolen” (“estamos sedentos e famintos e as nossas mãos e pés estão cansados”) ou “liu husi rai fuik ema halerik, liu husi nakukun ema tanis” (“Através da selva as pessoas jorram, através da escuridão as pessoas choram”). O PR não se ocupa do assunto da economia. Mas, PR sabe fazer a transformação estrutural que abre o enorme e o melhor espaço em “Promover o desenvolvimento harmonioso e integrado dos setores e regiões e a justa repartição do produto nacional” (artigo 6 al. i). Em outras palavras, o PR é o gestor da “justiça social” e está disposto a efetuar a “justiça distributiva”. 

3) Compromisso Político

Quando for eleito como RP, não estarei "comprometido" com o PUDD ou alguns dos partidos políticos, mas realizarei um "compromisso político" diferente e sincero com todos os partidos políticos. Com esta palavra de "comprometimento", vejo o perfil do PR ficar desprovido, totalmente vazio ... sem o poder e a fortaleza do "Chefe de Estado". No entanto, através do "compromisso político", o PR esforça-se arduamente por reviver e promover o PUDD como base de apoio na representação da voz do PR no PN. Assim também, PUDD realizará um "compromisso político" para apresentar os pensamentos e desejos do PR no PN e também no GOVERNO, mas sempre com a garantia em “as regras de democracia pluralista” e o “princípio da separação de poderes”.

O nosso "compromisso político" segue verdadeiramente o mandato e “o espírito da nação” (Montesquieu) reside na nossa Constituição da RDTL, que é: 

1)      Construção de um País Justo e Próspero

a. Ordem econômica;

b. Ordem política;

c. Ordem social;

d. Ordem jurídica;

e. Defesa e segurança nacional;

f. Urbanização, ruralização e emigração;

g. Juventude, mulheres, e portadores da deficiência. 

2)     Desenvolvimento de uma Sociedade Solidária e Fraterna


a. Diálogo inter-religioso: católico, protestante ho muçulmano;

b. Campanha da fraternidade humana: renascimento cultural “firaku-kaladi”; segundo um artigo que publiquei “firaku-kaladi fratelli tutti”.

c. Artes marciais;

d. Solidariedade internacional. 

3)     Cidadania Ecológica


a. Fronteira terrestre e marítima;

b. Mudanças climáticas;

c. Eco-feminismo;

d. Pedagogia ecológica.

 

Martinho G. da Silva Gusmão
Candidato para PR 2022-2027

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

"ÉS VIVA"

"És viva" A todas as mulheres Estás triste, Estás só Porque ninguém te fala Porque ninguém te liga Ninguém quer saber d...