imor-Leste’s big-spending leaders are squandering its savings Kembalinya anak Timor Leste yang ‘diambil paksa’ oleh TNI Legacy of Mass Torture and Challenge for Reform Ocupação humana na ilha timorense de Ataúro tem pelo menos 18 mil anos 20 de Maio - Tempu ba reflexaun..
We are proud to release in this market the first lines of fragrances Buibere for Her and Maubere for Him. Together with glass handcrafted gifts perfect for Christmas.
BEM VINDO E OBRIGADO PELA VISITA!

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Progresso Socio-Economico em Timor

Timor Plaza - Conference Center - Dili Central 2012
Progresso Socio-Economico em Timor
Actualidade 2012


A principal mudança verificada em nosso Estado desde o primeiro dia  foi o reestabelecimento do respeito, diálogo e trabalho, que andavam relegados a planos inferiores em Timor. Com eles, estabelecemos a obediência a princípios de igualdade, cidadania, democracia e desenvolvimento, proporcionando sustentação a um plano de governo ousado e progressista.

A partir da consolidação deste cenário, com respeito mútuo entre Estado e empreendedores, com segurança jurídica, os investimentos voltaram. Aliados a uma acção governamental determinada pela justiça social, resultaram e resultarão em progresso socioeconomico a curto, médio e longo prazos.

Impulsionada pelas receitas petroliferas, a economia continuou a crescer de forma acelerada a partir em 2010, consolidando a sua confortavel posicao orcamental externa, sem qualquer divida e com saldo do fundo petrolifero em patamares elevados. a inflacao tendeu todavia a aumentar impulsionada pela subida dos precos internacionais dos bens alimentares e pela depreciacao do USD, mas voltaria a abrandar a apartir de 2011 (conforme estudo da Evolucao das Economias de TIMOR LESTE em 2010/2011).

Contudo, hoje pode-se afirmar que Timor conseguiu mostrar que encontra-se na actualidade moderna no mundo das ARTES , demonstrando capacidade e habilidade em acompanhar a evolucao neste ramo no mundo em que hoje nos encontramos.

Hoje estamos perante uma nova geração, cada vez mais empreendedora e participativa em todos os ramos, desde o ramo politico/social ao ramo socio-cultural e este é o que pretendo frizar hoje, em que a vontade de divulgacao das artes em Timor torna-se uma prioridade inadiavel,  a dedicacão o amor a forma como os jovens se entregam e a imagem e mensagem que conseguem transmitir ao publico e deveras contagiante, pode-se afirmar "A PAIXAO FALA POR SI" e é este o espirito que pretendemos levar e uniformizar em todas as frentes para que sejamos um estado criativo, evolutivo e de repeito Democratico.


Todas as iniciativas de progresso são e serão fomentadas Timor. A observação da premissa principal e respeito mútuo é um objetivo fundamental para melhoria de qualidade de vida de todos nos.

Para todos os setores, a receita básica é a mesma. Estamos a criar um ambiente propício, de respeito e diálogo, para que possamos surgir e crescer no nosso Estado, a despeito das oscilações da economia no mundo e no País.

Claro, este não é um aspecto a ser analisado isoladamente da conjuntura economica nacional. Ha que criar opções a serem oferecidas, para haja maior investimento e mair evolucão mantendo uma actividade produtiva no país, gerando emprego, renda e desenvolvimento social. O caminho que escolhemos, a prática diária do respeito, diálogo e trabalho, não desmerece iniciativas louváveis de outros Estados que estão imbuídos em melhorar o nível socioeconômico do nosso Pais!

por Dalia Agostinho
Oxford, 25 de Julho de 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário