IMAJEN no AKONTESIMENTU
We are proud to release in this market the first lines of fragrances Buibere for Her and Maubere for Him. Together with glass handcrafted gifts perfect for Christmas.
BEM VINDO E OBRIGADO PELA VISITA!

sábado, 18 de maio de 2013

TIMOR Alma Guerreira! ... e assim nasceu uma nova Nação!

Comemorando de longe os 11 anos da Restauração da Independencia de Timor Leste partilho o poema "Alma Guerreira" de autoria própria em homenagem a todo o Povo Timorense que de corpo e alma durante 24 anos lutou para conquistar a Paz e a Liberdade.

...
Lembro-me dos dias de antigamente
Em que me encantava na pureza
e na natureza despertava
num olhar cru e solenente

Lembro-me dos meus leves passos
calcando a terra 
na onda do mar, ao som do vento 
sob a  melodia dos pássaros

Mas lembro-me também do conforto dos teus braços
da tua pele agreste
Do silêncio das tuas expectativas
E do despertar inesperado

Lembro-me da chuva, do sol, do vento, do fumo...
Como voz da minha companhia
A salvaguarda da minha inquietação
A minha única sinfonia


Lembro-me dos temores, da ansiedade, do sufoco da pressão
Que de célere à minha diante
Ergueram o Guerreiro adormecido
O Guerreiro despercebido

Era hora de enfrentar
Era hora de lutar
Era hora de defender
Com a minha alma guerreira

Conquistar a Liberdade
Relembrar a minha história
A tua história, a nossa história
A história dos nossos ancestrais

A história da nossa terra Mãe
A História do Povo Maubere
A História de Timor Loro Sae
    guerreiro
Nós nascemos para ser livres, e, quando forças estranhas ou alheias às nossas vontades ameaçam extinguir a nossa liberdade, o poder da nossa alma humana sobrepõe-se a todas as contingências e a todos os sacrifícios, para que ela seja como deve ser, um bem supremo livre. Perseverança, Fé Acreditar e Ousar foi a Chave Mestre da nossa Independencia. Foi assim que erguemos, foi assim que Vencemos, Assim, Hoje...

A República Democrática de Timor Leste VIVE!

video

... e assim nasceu uma nova Nação!

Durante 24 anos Timor e todos os Timorenses sofreram por desejar a justiça divina nas suas vidas, lutando contra a ocupação da Indonésia. O direito à autodeterminação teve um preço bastante elevado, milhares pagaram com a sua própria vida por ansear a Paz e a Liberdade. O genocidio que este povo sofreu alertou o mundo para um povo que ha muito havia sido esquecido.

Embora tardia a causa do Povo Timorense havia ganho a atenção da população internacional, sendo assim defendida pelos jornalistas internacionais, grupos activistas, organizações e instituições religiosas que também mantiveram um papel de ouro nesta luta.

O direito à autodeterminação ja não seria uma incógnita, definitivamente as Nações Unidas concederam  a oportunidade para o povo escolher o seu próprio destino. Autonomia especial com Indonésia, Sim ou Não?   Mesmo sob pressão por parte das as forças pró-autonomistas e dos grupos das Milicias reunidos pelas forças da Indonesia o Povo expressou a sua vontade sem exitações, e assim, a sua voz fez-se ouvir mesmo que "debaixo de fogo". Consequentemente a Consulta Popular realizou-se a 30 de agosto de 1999. Uma maioria esmagadora, 78,5%, dos votantes rejeitou a autonomia especial proposta pela Indonesia, abrindo caminho para a Independência Total.

Imediatamente apos o resultado da consulta popular, as ondas de terror e incêndios premeditados no país começaram. A maioria das infraestruturas foram destruídas. Centenas de milhares de pessoas ficaram sem casa, e milhares perderam a vida. 

Para fazer face a esta crise, o A ONU autorizou a entrada das forças de intervenção de paz para restaurar a ordem e estabelecer uma administração transitória para Timor ate que fossem propriamente designadas as instituições formais de Estado. Apos aproximadamente 3 anos, a 20 de Maio de 2002, a Independência de Timor-Leste havia sido oficialmente restaurada, e assim nasceu uma nova Nação, a Nação de Timor-Leste!

Parabéns a TIMOR!
Pela Independencia merecida por Mérito!
Viva 20 de Maio, Viva Timor-Leste!


Dalia Kiakilir Agostinho
in Timor Alma Guerreira!...e assim nasceu uma nova Nação!
Oxford, 19 de Maio de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário